DESTAQUEINCLUSÃO

Referência de MS: Trabalho de Vicentina com autistas é modelo também para Amambai

Equipe de Vicentina recebeu comitiva de Amambai no centro de apoio ao autismo

O trabalho de apoio e atenção à pessoa autista em Vicentina continua repercutindo de maneira positiva em todo o Estado. Nesta semana, uma delegação do município de Amambai esteve no centro municipal de apoio à pessoa autista para conhecer de perto como são executadas as ações de inclusão e atendimento do local.

A comitiva amambaiense foi recepcionada em Vicentina pela secretária de Saúde, Ludelça Dorneles dos Santos e pela coordenadora do centro, Vilma Brito Leal, que discorreram sobre as atividades do centro de atenção e também a filosofia de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante a apresentação, Ludelça e Vilma falaram da determinação do prefeito Cléber Dias da Silva em colocar em funcionamento o centro com uma equipe multidisciplinar e comprometida com a causa. Elas afirmaram também que este compromisso está fazendo a diferença às famílias locais e servindo de referência para todo o Estado.

A equipe de Amambai que esteve presente em Vicentina foi composta pelas coordenadoras técnicas da Educação Especial Aparecida Benites, Beatriz Fabiano Lisboa Tonatto, Cristiane Aparecida Dutra Salazar e Mara Silvana Silva de Souza Morais, pelos psicólogos Daiane Cristina Daleaste e Tálisson Pereira Martins, liderados pela secretária municipal de Educação, Rosemeire Medeiros Charão Barrizon

Compromisso com a inclusão – O atendimento da nova gestão com quem possui  TEA, especialmente as crianças, foi iniciado com 22 pessoas. Na inauguração do novo centro terapêutico Eiko Eto Sato, já eram 33 e atualmente o acolhimento e atenção da Prefeitura são para 42 pessoas. “Queremos transformar este espaço na extensão de suas casas”, falou o prefeito na inauguração do centro.

Para o novo centro municipal de apoio ao autista entrar em funcionamento no começo deste ano, foi preciso um grande esforço da atual gestão municipal, visando criar as condições necessárias para o atendimento especializado e humanizado. Com uma equipe multidisciplinar,  o centro conta com um amplo quadro de especialistas, sendo um psicólogo, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapêutica, um educador físico,  uma secretária e uma coordenadora.

A nova gestão acaba de anunciar ainda a contratação de uma psicóloga exclusiva para atendimento aos pais e mães atípicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *