Câmara de Dourados apoia luta de instituições contra MP 905/2019

Acima, jornalistas com os vereadores em defesa da carreira. Abaixo, a jornalista Karine Segatto discursando contra a MP 905/2019 – Foto: Thiago Morais

A Câmara de Dourados recebeu, durante sessão ordinária desta segunda-feira (9), o Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados), que usou a tribuna para falar sobre a Medida Provisória 905/2019, que revoga artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e de leis específicas que determinavam a obrigatoriedade de registro profissional para carreiras que não são regidas por conselhos de classe, como jornalista, publicitário e radialista, além de outras oito categorias.
A presidente do sindicato, Karine Segatto, leu, durante o período na tribuna livre, o manifesto redigido pelo Sinjorgran. Ela apontou que, ao extinguir o registro para jornalista e as outras profissões, a MP “acabou com a garantia do mínimo necessário para a atuação profissional adequada”.

“É preciso defender os jornalistas e o jornalismo”, ressaltou Karine. A MP 905/2019 foi publicada no dia 12 de novembro de 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro. A ação de conscientização e luta contra a medida em Dourados, tem parceria do sindicato, acadêmicos e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unigran e Clube de Imprensa.

O vereador Alan Guedes (DEM), presidente da Casa de Leis, também usou a tribuna para reafirmar o apoio da Câmara de Dourados à luta do Sinjorgran. “Sem jornalismo, não há democracia. Nosso reconhecimento é pela luta dos jornalistas, publicitários, radialistas, em verem a sua profissão relegada ao fracasso, mediante a medida provisória arbitrária e que me causa constrangimento”, pontuou.

O parlamentar ainda apontou que irá submeter uma minuta de moção coletiva e encaminhá-la à Bancada Federal de Mato Grosso do Sul, à mesa diretoria do Senado da República, à mesa diretora da Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa de MS e ao Sinjorgran. “Esta ação é para juntos lutarmos contra esta medida antidemocrática, inaceitável para o momento e para a maturidade que a democracia brasileira vive”, finalizou o presidente da Câmara de Dourados.
Por fim, os vereadores ainda entregaram Diploma de Jubileu de Pérola ao Sinjorgran pelos 30 anos de sua fundação, marcando também o Dia Nacional de Luta em Defesa do Registro Profissional.

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *