Campanha nas escolas em Dourados vai “atacar” síndrome do uso excessivo do celular
A Síndrome de Text Neck (texto e pescoço, em inglês) é considerada uma condição patológica da coluna vertebral causada pela má postura devido ao uso excessivo de telefones celulares e aparelhos digitais e tem acometido cada vez mais usuários desses dispositivos digitais. O problema normalmente causa dores fortes na parte superior dos ombros e pescoço e atinge a coluna cervical.
Pensando em implantar mecanismos de orientação e prevenção à síndrome, a Câmara Municipal Dourados aprovou nesta segunda-feira (18), durante a 31ª sessão ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 137/2023, de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB), dispõe sobre a realização de campanha de prevenção contra a Síndrome de Text Neck nas escolas da rede pública e privada do município.
A proposta prevê a realização de ações de orientação anualmente nos estabelecimentos educacionais de Dourados durante a semana em que incluir o dia 19 de setembro, data que é celebrado o Dia do Médico Ortopedista. Conforme o projeto de lei, o objetivo é estimular o poder público a promover nas escolas de Dourados palestras de conscientização sobre a importância da boa postura para uso do celular, tablet e computadores. Aprovado em primeira votação, o projeto de lei ainda precisará ser votado e aprovado em segunda discussão antes de seguir para ser sancionado pelo Poder Executivo.
(Assessoria CMD)