Casa Cuiabana recebe a exposição “Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku”
De 15 a 25 de setembro, a capital do Mato Grosso recebe uma importante exposição que retrata símbolos e a cultura indígenas. O evento será realizado na Casa Cuiabana e a mostra reúne quatorze máscaras sagradas confeccionadas pelo povo Mehinaku, habitantes do Alto Xingu, especialmente para o ritual dos espíritos.
A exposição “Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku” apresenta um conjunto de 14 máscaras sagradas, confeccionadas na aldeia Kaupüna, pelo povo Mehinaku, habitantes do Território Indígena do Xingu.
As máscaras, chamadas Yakuni, são produzidas para o ritual dos espíritos e representam importantes entidades da cosmovisão alto-xinguana, como Atuxua, Xapukuyawa, Yakuikatu, Kapulukumã e Yewekuitxumã.
O processo de confecção envolve a participação de toda a comunidade e é parte inseparável do próprio ritual. Ele se inicia quando o dono das máscaras é comunicado sobre a preparação. Em seguida, realiza-se a retirada do broto de buriti, que é transformado em fibra pelas mulheres. A partir daí, os homens retomam seu papel na produção das máscaras, dando sequência ao rito. Durante todo esse percurso, os espíritos precisam ser alimentados, para que estejam satisfeitos e possam acompanhar a criação.
O rito final acontece após a finalização das máscaras, quando os espíritos visitam a casa dos seus donos para buscar alimentos, encerrando assim a primeira fase do ciclo, pois leva cerca de um ano para máscaras serem queimadas, onde os espíritos retornam para seu lar.
Mais do que objetos de arte, as Yakuni expressam saberes ancestrais, rituais sagrados e a forma como os Mehinaku mantém relação com os seres da natureza, mantendo uma relação de respeito.
A realização da exposição é fruto do Edital de Seleção Pública nº 13/2023 – Viver Cultura: Identidades, por meio da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e do Governo Federal.
Serviço:
Abertura: 15 de setembro de 2025 (segunda-feira), às 8h
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana — Cuiabá/MT
Visitação: 15 a 25 de setembro de 2025
(Da assessoria)