Cassems destaca importância do profissional de Educação Física para a boa orientação fazer a diferença
No dia 01 de setembro foi comemorado o dia do profissional de Educação Física. A data tem como objetivo valorizar a profissão e foi escolhida por coincidir com o dia em que entrou em vigor a lei 9696/98, de regulamentação da profissão e criação do Conselho Federal e os Regionais de Educação Física.
O profissional de Educação Física possui como função principal promover a saúde da sociedade por meio de atividades corporais. Para a Cassems, a atividade física é considerada um dos pilares para a prevenção e manutenção da saúde. Inclusive, há 8 anos, possui o Centro de Prevenção em Campo Grande e Dourados, com aulas para a movimentação física de beneficiários idosos.
O coordenador de Educação Física da Cassems, Nakal Laurenço, explica que a busca pela prática de atividades físicas vai além dos resultados estéticos. “Há uma influência direta na produção de hormônios que causam sensação de bem-estar no organismo. Ajuda, também, no autoconhecimento dos movimentos e limitações. Atividade física busca dar o equilíbrio em nossa vida, combatendo a depressão e diminuindo a ansiedade, proporcionando uma mentalidade saudável”.
Nakal destaca, ainda, a importância da atividade física durante o período de pandemia. “A prática de exercícios e atividades de movimentação do corpo são fundamentais para aumentar a imunidade e diminuir o estresse. É possível fazer caminhadas em locais arejados, seja no quintal/pátio ou em lugares com distanciamento social. Em casa, podemos iniciar a manhã com alongamentos e exercícios funcionais adaptados a sua rotina diária”.
O profissional de Educação Física salienta que é necessário realizar a avaliação física, com o acompanhamento de um profissional, para reconhecer as recomendações e limites do corpo. “O limite que determina a prática de atividades para o corpo perpassa pelas condições físicas de cada indivíduo. Após uma avaliação, o profissional de Educação Física consegue auxiliar e até determinar a atividade física a ser indicada ao indivíduo, como também a periodização do treino”.
De acordo com o coordenador de Educação Física, a Cassems também atua ativamente no combate da inatividade física e sedentarismo, junto aos seus colaboradores e em eventos esportivos destinados aos seus beneficiários. “A Caixa dos Servidores também orienta os seus colaboradores para a prática de atividades físicas, com as aulas de ginástica laboral, além das ações de promoção à saúde em todo o estado. Eventos como a Copa Cassems e Corrida Cassems, à cada ano, ganha mais adeptos e incentiva os beneficiários para a prevenção em saúde”. (Assessoria)