Centro Integrado de Atenção Psicossocial da Cassems completa 6 anos

O Centro Integrado de Atenção Psicossocial da Cassems (Ciaps) fez aniversário de 6 anos no dia 26 de abril. Desde 2016, a unidade da Caixa dos Servidores leva atendimento em Psicologia e Psiquiatria, com profissionais de saúde da rede própria, além de Terapia Ocupacional. O Ciaps surgiu da necessidade de um olhar mais humanizado e acolhedor para beneficiários em sofrimento psíquico.

A unidade tem o objetivo de oferecer cuidados aos pacientes por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado, além de estimular a autonomia e a integração social e familiar. O Ciaps possui uma equipe multiprofissional formada por 12 psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, a saúde mental sempre foi pauta prioritária na Cassems. “Tínhamos um projeto de integrar em um único local psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, nutricionistas e assistentes sociais. O Ciaps traz um cuidado ampliado, que vai muito além de receitar medicamentos. A equipe multiprofissional procura projetos terapêuticos únicos e fortalece a relação com o beneficiário. É cada dia mais necessário integrar práticas que buscam equilíbrio físico, psíquico e social”.

No ano de 2021, o Centro teve a média ao mês de 1.420 consultas médicas, 42 atendimentos em terapia ocupacional e 93 atendimentos em telemedicina de Psiquiatria. Em todo o ano, foram mais de 15.600 consultas médicas, 462 atendimentos em terapia ocupacional e 1.052 em telemedicina de Psiquiatria.

Conforme explica a coordenadora da Psicologia da Cassems, Claudia Szukala, a equipe de atendimento psicossocial realiza um trabalho intenso em prol da saúde mental dos beneficiários. “É importante lembrar que, em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o Brasil como um país no topo do ranking em relação à população com ansiedade alta. Então, tendo uma população ansiosa, sabemos que há mais propensão a desenvolver fobias, depressão, síndrome do pânico, entre outras questões psíquicas”.

Ciaps na pandemia – A pandemia da Covid-19 contribuiu para o aumento global de casos de ansiedade e depressão e. De acordo com resumo científico da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado no dia 02 de março de 2022, as patologias aumentaram em 25% em todo o mundo. Na Caixa dos Servidores, não foi diferente. O cenário atípico trazido pela pandemia contribuiu para o crescimento das buscas por assistência à saúde mental por parte dos beneficiários.

Em julho de 2020, com a contribuição do Ciaps, a Cassems criou o  “Programa Fica Tudo Bem” para acolher e  acompanhar os beneficiários acometidos  pela Covid-19, com encaminhamento para  equipe multidisciplinar específica de  acordo com a necessidade do beneficiário.  O programa realiza o acolhimento psicológico, realizado por telefone aos  beneficiários que foram internados com covid-19 no Hospital Cassems Campo  Grande. Com a pandemia, as pessoas estiveram expostas a um alto nível de ansiedade, e isso refletiu no aumento do número dos atendimentos, em 2021, em quase 300% a mais que em 2020. Nos dois anos de pandemia, foram 1506 atendimentos.

O Ciaps também esteve presente na rede hospitalar da Caixa dos Servidores. Buscando cumprir todas as medidas de biossegurança e com o objetivo de evitar  transmissibilidade do vírus em ambiente intra-hospitalar, o Hospital Cassems de  Campo Grande suspendeu as visitas de familiares, bem como a permissão de acompanhantes durante o período de internação dos pacientes acometidos pelo coronavírus. Entretanto, com um olhar humanizado e cuidadoso, a Cassems criou o Projeto Travessia em 2021, conduzido por uma equipe técnica treinada para acolhimento e apoio às famílias de beneficiários internados com Covid-19. A equipe responsável, composta por psicólogos, realizava ligações diariamente  ao familiar para suporte emocional frente às notícias que recebiam do paciente internado. Os acolhimentos foram realizados de janeiro a julho de 2021, perfazendo um número de aproximadamente 5 mil atendimentos.

As famílias enlutadas no período pandêmico também puderam contar com o atendimento da Cassems, intermediado por profissionais do Centro Integrado. As medidas de biossegurança com  relação aos óbitos ocorridos de pacientes  infectados pelo coronavírus restringiram  os velórios e sepultamentos, causando  grande sofrimento e aflição aos familiares. Na intenção  de minimizar essa dor, a Cassems estendeu, em 2021, o “Programa Psicologia do Luto”,  oferecendo suporte psicológico às famílias  enlutadas de pacientes falecidos na rede  hospitalar do plano de saúde. Até o fim do ano passado, foram realizados mais de 560 atendimentos.

De acordo com Cláudia, a psicologia e a psiquiatria se mantiveram em atividade durante toda  a pandemia, como linha de frente, com programas que visavam ajudar as pessoas nesse momento difícil. “O Ciaps é a casa da saúde mental da Cassems, e hoje contamos com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psiquiatras. É uma equipe que está pronta para acolher e lidar com o sofrimento psíquico das pessoas. Em um momento de dor e desespero, ajudamos os beneficiários a olharem para dentro de si mesmos”.

Para entrar em contato com a unidade de atendimento, o beneficiário pode ligar no telefone: (67) 3384-6344.

(Da assessoria)

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