Cozinha Experimental da Cassems completa 10 anos de receitas saudáveis

O programa de prevenção “Cozinha Experimental” da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) completa 10 anos de funcionamento no dia 14 de abril. O programa foi criado em 2012 para levar aos beneficiários do plano de saúde alternativas saudáveis para a alimentação, sem perder a tradicionalidade e memória afetiva da comida, para, à longo prazo, gerar mais qualidade de vida. O curso se estendeu para Dourados em 2017.

Lançada junto com o Centro de Prevenção em Saúde, que possui o objetivo de investir em medicina preventiva, a ‘Cozinha Experimental’ já realizou mais de 150 edições e atendeu mais de 2 mil beneficiários. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade. As aulas que resultaram em uma coletânea de livros mostraram que, sim, a cozinha também é lugar de prevenção em saúde.

A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade Ayache, é a responsável por preparar as apostilas e ensinar as preparações para os beneficiários. Para ela, chegar ao décimo ano do curso é emocionante. “Me sinto muito feliz. Hoje, eu percebo que consegui passar os ensinamentos que tinha em mente e que, realmente, os beneficiários reproduziram as receitas em suas casas. Mostramos para eles que é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prática, acessível e saborosa. A saúde não precisa ficar apenas nos consultórios, o participante tem a possibilidade de levar para casa”.

De acordo com a nutricionista, o ápice dos encontros da “Cozinha Experimental” é o momento da experimentação. “Ver os participantes fechando os olhos ao provar os pratos e surpreendendo-se com os sabores faz todo o trabalho valer a pena que prova que sim, é possível elevar a experiência gastronômica de um momento de prazer e satisfação para uma prática de ascensão de qualidade de vida e, ainda assim, preservar o deleite dos alimentos”.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que alimentar-se de maneira saudável é priorizar os ingredientes que leva para a mesa, considerando sempre as alternativas mais nutritivas.

“A prevenção deve começar na cozinha e ser saudável. No plano de saúde já temos essa prática, o caderno é uma proposta para compilar essas informações. Quando você começa a mudar o seu hábito de vida, sem querer, você começa a mudar a rotina das outras pessoas. Os participantes da ‘Cozinha Experimental’ são multiplicadores e reproduzem os aprendizados em suas casas. Sensibilizar pessoas para a qualidade de vida é a função da Cassems”.

De acordo com a beneficiária e frequentadora assídua das aulas, Sueli Gonçalves Alves, participar da “Cozinha Experimental” foi importante não apenas para a sua saúde. Com o programa de prevenção, ela levou as práticas em alimentação saudável também para sua família. “Com a ‘Cozinha Experimental’, descobri a possibilidade de unir uma alimentação gostosa e saudável, ao mesmo tempo. Os cursos são muito interessantes, aprendi técnicas e utilização de ingredientes que eu nem imaginava. Antes, eu tinha problemas com a glicemia alterada, me recomendaram os cursos e, desde então, pude ver melhoras na saúde”.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que a “Cozinha Experimental” faz parte de um projeto ainda maior, que é o Centro de Prevenção da Caixa dos Servidores, onde acontecem os cursos. “Temos uma estrutura robusta, com hidroginástica, academia, pilates e as aulas de culinária, um projeto muito interessante, que coloca em prática aquilo que deveria ser a tônica de todos os planos de saúde”.

Em 2019, quando a “Cozinha Experimental” completou 7 anos de funcionamento, o plano de saúde desenvolveu um caderno de receitas com as preparações do curso para os beneficiários.

Para comemorar uma década de atendimento, confiram 5 receitas:

 

Beringelas recheadas

Ingredientes

– 225 g de lentilhas

– 850 ml de água

– 2 dentes de alho esmagados

– 3 beringelas

– 200 ml de óleo vegetal

– 2 cebolas picadas

– 4 tomates picados

– 2 colheres de chá de sementes de cominho

– 2 colheres de sopa de pasta de caril pouco picante

– 1 colher de chá de pimenta malagueta picada

– 2 colheres de sopa de hortelã picada

– sal a gosto

– iogurte natural e raminhos de hortelã para servir

 

Modo de preparo

Enxague as lentilhas em água fria corrente. Escorra e coloque numa panela com água e alho. Tampe e cozinhe por cerca de 30 minutos. Cozinhe as berinjelas em uma panela fervente durante 5 minutos. Escorra e mergulhe-as em água fria por mais 5 minutos. Escorra e mergulhe em água fria por 5 minutos. Escorra de novo, corte as berinjelas ao meio, retire a maior parte da polpa e reserve, deixando uma margem de 1 cm de espessura para formar uma concha. Coloque as conchas de berinjela numa assadeira untada pouco funda, pincele com um pouco de óleo e polvilhe com sal e pimenta. Asse por cerca de 10 minutos, em forno previamente aquecido a 190º C. Aqueça metade do restante do óleo numa frigideira, junte as cebolas e os tomates e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.

Corte a polpa da berinjela reservada, acrescente à frigideira com as especiarias e cozinhe lentamente durante 5 minutos. Tempere com sal. Adicione as lentilhas, a maior parte do restante do óleo, reservando um pouco para mais tarde, e a hortelã.

Coloque a mistura nas conchas de berinjela, regue com o restante do óleo e asse por 15 minutos. Sirva as berinjelas recheadas quentes ou frias, com uma colherada de iogurte natural e raminhos de hortelã por cima.

Espaguete de abobrinha ao molho de rúcula

Ingredientes

– 500 g de espaguete de abobrinha

– 1 colher de sobremesa de azeite

– 2 dentes de alho picados

– 1 cebola média picada

– 6 tomates maduros picados

– 250 g de ricota

– sal e orégano a gosto

– ½ maço de folhas de rúcula

Modo de preparo

Corte as abobrinhas na horizontal em tiras finas, no formato de espaguete. Sele em uma frigideira com um fio de azeite até ficar al dente. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho, frite a cebola até ficar transparente e junte os tomates picados. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por três minutos. Acrescente em seguida a ricota e tempere com sal e orégano. Desligue o fogo e junte as folhas de rúcula. Coloque o espaguete em uma travessa e cubra com o molho quente.

Bolinho de carne moída amassado

Ingredientes

– 500 g de acém moído

– 2 tomates picados

– ½ cebola ralada

– 1 dente de alho picado

– farinha de aveia até dar liga

– sal e pimenta a gosto

– salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo

Coloque a carne moída em uma tigela, acrescente os tomates picados, o alho, a cebola, o sal, a pimenta, a salsinha e a cebolinha a gosto. Acrescente a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar. Coloque em uma forma untada e leve em forno preaquecido por aproximadamente 35 minutos. Sirva com molho de sua preferência.

Sobrecoxa desossada ao molho de mostarda

Ingredientes

– ½ kg de sobrecoxa desossada

– suco de 1 laranja

– 3 dentes de alho amassados

– 1 creme de leite fresco

– 1 cebola grande picada

– 4 colheres de sopa de mostarda

– sal e pimenta a gosto

– azeite para grelhar

Modo de preparo

Tempere as sobrecoxas com sal, pimenta, laranja e alho. Ponha para grelhar as sobrecoxas no azeite até dourar os dois lados. Na mesma panela, frite a cebola até dourar, acrescente a mostarda e coloque ½ xícara de água. Adicione o creme de leite fresco e deixe cozinhar. Tempere a gosto. Espalhe por cima do frango e sirva.

Fettuccine com nozes e tomate seco

Ingredientes

– 150 ml de leite desnatado

– 1 fatia de pão de centeio light amanhecido

– 25 g de queijo parmesão ralado

– ½ dente de alho

– ½ xícara de chá de nozes picadas e tostadas rapidamente na frigideira

– 25 g de tomate seco em tiras

– 250 g de fettuccine

– 20 ml de azeite

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão até ficar al dente. No liquidificador, coloque o pão, o leite, o parmesão ralado, o alho, as nozes tostadas e acrescente o azeite em fio. Misture o tomate seco com o macarrão cozido e, em seguida, despeje a mistura que foi batida no liquidificador. Coloque um pouco de água no cozimento do macarrão e mexa bem. Decore com nozes e salsinha picada e sirva ainda quente.

(Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *