Dourados perde Antonio Sales do Nascimento, guerreiro na vida e campeão de superação
Um deficiente muito eficiente. Assim pode ser definida a trajetória de Antonio Sales do Nascimento, que faleceu neste domingo (26) em Dourados, vítima de um câncer impiedoso. A uma semana de completar 54 anos, o filho de Nazário e Maria Alacoque partiu depois de enfrentar bravamente a doença por quase um ano de luta.
Nascido em 3 de julho de 1968 no distrito de Bocajá, em Douradina, Antonio cresceu em Dourados, onde seus pais passaram a residir em 1.977, no Parque das Nações II, sendo uma das famílias pioneiras do bairro. Mas “o Filho do Parque” não foi apenas um morador comum, pois desde cedo mostrou sua inquietação em fazer acontecer.
Apesar de acometido por uma deficiência física imposta pela terrível paralisia infantil – quando ainda não havia vacina – suas pernas finas e frágeis nunca foram obstáculos para procurar viver intensamente, driblando as dificuldades para ser um campeão na superação. Na infância, por exemplo, ele substituiu os pés usando as mãos nas brincadeiras de futebol nos campinhos improvisados nos muito terrenos vazios de um Parque das Nações em construção.
Aos 11 anos ele já colocava uma caixa de engraxate nas costas para tentar faturar uns trocados na praça central de Dourados, enfrentando preconceito e a falta de acessibilidade para chegar até o centro da cidade. Ainda na adolescência, descobriu na música uma de suas paixões, paixão que o acompanhou por toda a vida. Na juventude, ele começou a fazer promoções dançantes e na última década se dedicou a arte de ser um DJ (Disc Jockey).
Aliado ao amor pela aparelhagem, Antonio Sales do Nascimento decidiu por investir no entretenimento como sustento familiar, abrindo um movimentado bar no Parque das Nações II, função que nos últimos 20 anos fez ele ser conhecido como o “Tonho do Bar”, apelido que virou símbolo de amizade, companheirismo e de lutas.
Parque vivo – Por ter sido um ser humano diferenciado, Antonio sempre se preocupou com o coletivo e se tornou um líder comunitário de destaque no Parque das Nações, sendo eleito e reeleito presidente de sua associação de moradores. Nas gestões de Tonho, o seu Parque ganhou visibilidade, com ações que garantiram melhorias para o bairro e fortaleceram a auto-estima de seus moradores.
Antonio também atuou na política, contribuindo para a eleição de vereadores, deputados e prefeitos em Dourados, ação que garantiu melhorias e novas conquistas para o Parque das Nações e toda sua grande região.
Os familiares e amigos se despedem de Antonio Sales do Nascimento com a certeza de que ele foi um guerreiro na vida e um campeão em superar dificuldades, um exemplo de lutas e conquistas. Morre o ser humano, mas sua história permanece e é motivo de orgulho de todos e todas que tiveram o privilégio da convivência e partilha.
Nosso amigo Tonho, muito obrigada por tudo!
Parabéns pela trajetória de uma vida toda sendo um homem do bem!!