Em Jateí, vereador garante que destino seu e de secretária será o mesmo do prefeito

Vereador Edison e a secretária Eleni com o prefeito Eraldo: Apoio político total – Fotos: Elias Ferreira

Apesar de faltar mais de um ano para as eleições de 2022 (presidente, governador, senador, deputados federal e estadual), pelo menos um vereador e uma secretária municipal já se anteciparam seus destinos políticos em Jateí. Durante encontro com o prefeito Eraldo Jorge Leite no começo deste mês de junho, Edison José de Lima Paz – atual presidente da Câmara – e Eleni Teixeira, secretária de Educação, afirmaram textualmente que não tem vínculo com nenhuma liderança política, a não ser com o atual chefe do Executivo. “Nosso líder e chefe político é o prefeito Eraldo e onde ele for nós acompanharemos”, enfatizou Edison, sem pedir segredo, na frente do prefeito e ao lado da secretária que, aliás, fez campanha para o vereador.

Edison e Eleni são do mesmo grupo político, oriundos das hostes do ex-prefeito, o médico Arilson Targino, cujo gabinete atuou diretamente para sua eleição de vereador, em 2016. Já Eleni foi a secretária de Educação de Arilson nos dois mandatos do médico, de 2008 a 2016. O anúncio dos dois ao prefeito Eraldo e junto com profissional de imprensa presente,  praticamente determina o fim das relações políticas das duas personalidades com o grupo de origem.
A decisão de alinhamento total do vereador e da secretária com Eraldo Leite – o que inclui também a definição do próximo candidato a prefeito(a) em 2024 – pode ser uma indicação de que o médico teria abandonado de vez a política e liberado seu grupo. Com Arilson fora do páreo e com a impossibilidade de Eraldo ser candidato, o comportamento de fidelidade absoluta, principalmente de Edison, seria de conquistar o apadrinhamento como futuro candidato à Prefeitura.
Mas o caminho a ser pavimentado pelos pretendentes ao paço municipal de Jateí ainda é longo, mesmo porque ainda faltam mais de três anos para as definições. Um dos obstáculos para Edison de ser candidato é a vice-prefeita Cileide Cabral de Brito, que também apoiou a candidatura a reeleição do vereador. Ela não anuncia oficialmente, mas também não desmente a pretensão de ocupar a cadeira de prefeito a partir de 2025 em Jateí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *