Em Rondonópolis, Prefeitura começa instalar 500 coletores de resíduos recicláveis
Contribuir com os catadores de materiais recicláveis e levar pontos de descarte para mais perto das comunidades que ainda não tem o serviço da coleta seletiva. Esse é o objetivo da Prefeitura de Rondonópolis com a instalação de 500 coletores de resíduos recicláveis em órgãos públicos e escolas do município.
O Palácio da Cidadania, sede da Prefeitura, foi o primeiro local que recebeu os coletores, por ser um dos grandes gerados de resíduos recicláveis, porém o ponto também poderá ser utilizado como local de materiais recicláveis pela população.
O gerente de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Higor Hoffmann, ressaltou que podem ser descartados nos coletores apenas papel, plástico e metal, desde que estão estejam secos. Materiais eletrônicos podem ser descartados na Semma que fica na Avenida Poguba em frente ao Horto Florestal e também no Mesa Brasil, localizado nos fundos do Sesc.
A aquisição dos coletores e bags onde os materiais estão sendo descartados foi feita com recursos do Fundo de Arrecadação da própria Semma. O responsável pela retirada dos materiais em todos os pontos é a cooperativa Nova Esperança, formada por catadores que antes atuavam no lixão, sem nenhuma condição de saúde e segurança.
Antes da instalação dos coletores, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) realizou um trabalho de conscientização em diversas escolas do município. Essas também serão as primeiras a receberem os coletores, 26 escolas municipais e 15 estaduais já estão na programação para instalação.
Outros pontos de grande circulação de pessoas e fácil acesso também estão na lista para receber coletores, como o Horto Florestal, 18ª Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e o Arquivo Público Municipal, além de outros órgãos públicos municipais e estaduais.
(Assessoria)