EVENTO INÉDITO EM DOURADOS: OFICINA DE CAPOEIRA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA EDUCADORES

Com a proposta de oferecer formação em Capoeira Infantil: arte, cultura e ludicidade, educadores douradenses e o Instituto Malungo de Capoeira com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, realizam a primeira oficina pedagógica enfocando esta arte como parte do processo de ensino e de aprendizagem. O evento será realizado no dia 13 de julho, a partir das 09h, nas dependências do SIMTED.

De acordo com a organização da oficina, o objetivo é ampliar a capacitação de mestres de capoeira, professores e educadores da educação infantil e do ensino fundamental, que desejam trabalhar pedagogicamente a capoeira como ferramenta sócio cultural, lúdica e instrutiva, com as crianças dentro e fora do ambiente escolar.

A oficina vai compartilhar algumas práticas pedagógicas, jogos, brincadeiras que facilitam o ensino e aprendizagem da capoeira. O evento quer contribuir também para fomentação de ações que valorizem a cultura afro-brasileira.

A CAPOEIRA NO ENSINO

Conforme especialistas no ensino infantil, além do corpo, a capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, fundamentais nessa fase em que ela está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo que a rodeia.

Na educação infantil, os pequenos aprendem a capoeira brincando, que é a melhor maneira de manter uma criança em movimento constante.

As brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para as crianças, favorecem a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, a autoestima, a dinamização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e do espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

PEDAGOGA E CAPOEIRISTA

A responsável pela oficina inédita em Dourados neste sábado é Lissandra Felipe da Silva,  produtora cultural, pesquisadora, consumidora e difusora da cultura afro-brasileira. É Contramestra de capoeira formada pela escola de Capoeira Centro Cultural Sucena, uma das escolas mais atuantes no cenário da capoeira e da cultura afro-brasileira em Maringá. Iniciou -se na Capoeira no ano de 1999. É Pedagoga formada pela  Unicesumar, possui vários cursos de formação técnica em capoeira infantil, capoeira pedagógica, danças afro-brasileiras e dança afro.
Atualmente ministra aulas de capoeira pedagógica na sede do Centro Cultural Sucena e desenvolve projetos em parceria com outras instituições. É coreógrafa do grupo folclórico afro-brasileiro do Centro Cultural Sucena desde 2006, além de outras atuações na área. Coordenadora de eventos do grupo, trabalhando no projeto de pesquisa e intercâmbio cultural, com a capoeira e danças afro-brasileiras, participando de eventos e intercâmbios buscando aprofundar seus conhecimentos. Trabalhando em favor da divulgação da capoeira e do ensino da nossa arte  e cultura brasileira.

Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas pelos telefones:

(67) 9.9625-2672 – Instituto Malungo de Capoeira;

(67) 3421-3749 – SIMTED/Dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *