Francisco “Tiquinho” será o próximo presidente da Câmara de Jateí
O vereador Francisco Alves de Araújo (foto em destaque) será o novo presidente da Câmara de Jateí para o biênio 2023/2024. Conhecido popularmente como “Tiquinho”, ele foi eleito na noite de terça-feira (5) e a nova Mesa Diretora do legislativo jateiense recebeu sete dos nove votos dos vereadores que fazem parte da Câmara.
A eleição da Mesa Diretora um semestre antes é uma tradição da Câmara de Jateí e este dispositivo consta no Regimento Interno da Casa. A eleição ocorre sempre na última sessão antes do recesso legislativo do meio do ano, com a posse ocorrendo em janeiro. Além de Tiquinho para a presidência, a nova Mesa terá como vice a vereadora Suziane Manfré, com os vereadores Edison Paz na primeira secretaria e Fernandinho na segunda secretaria. A chapa foi subscrita ainda pelos vereadores Robson Carmo, Jeovani Vieira e professor Luizinho/Carlito.
O compromisso para a composição da Mesa para o próximo biênio havia sido selado há cerca de dois meses, com sete vereadores assinando a chapa, que foi inscrita e a eleição no dia 5 – após o prazo dado para inscrição não ter recebido novo pedidos – foi feita sem surpresas, com todos os sete votos dos vereadores que assinaram na época da sua composição.
Vereador de sexto mandato, Tiquinho vai assumir a presidência da Câmara de Jateí pela terceira vez, sendo que ele também foi o primeiro secretário em três oportunidades, que são os dois principais cargos na Mesa do legislativo. A primeira eleição de Tiquinho ocorreu em 1.992, sendo que ele não disputou a eleição 1.996 por conta de ter passado no concurso par policial penal e necessitava de fazer curso de formação. Em 1.996 quem disputou e venceu o pleito foi seu falecido irmão José Alves Araújo, que também foi eleito presidente no biênio 1.997/1.998.
Após a eleiçao, Tiquinho usou a tribuna para agradecer a confiança da maioria absoluta dos vereadores e disse que a votação aumenta sua responsabilidade em fazer uma pautada no respeito e fortalecimento do legislativo jateiense. Ele citou ainda a presença de parte de sua família na sessão de terça-feira, destacando que ela é a base para ele continuar na luta em defesa da população de Jateí.