Google homenageia a escritora negra brasileira Carolina Maria de Jesus
Mulher negra e escritora favelada, Carolina Maria de Jesus é a homenageada desta quinta-feira (14) no Doodle, do Google. Hoje, ela completaria 105 anos.
Grande revelação literária dos anos 60 no Brasil, com “Quarto de Despejo — Diário de uma Favelada“, Carolina nasceu em Minas Gerais e se mudou para a favela do Canindé, em São Paulo, em 1947, onde trabalhou por anos como catadora de papel e latinhas.
A escritora foi descoberta nos anos 50 pelo jornalista Audálio Dantas. Ele a conheceu durante a apuração de uma reportagem sobre o dia a dia da favela.
“Ela falava alto, dizia que ia botar o pessoal no livro. Aí quis saber qual era o livro. Então, ela me mostrou os cadernos dela no barraco. No meio, tinha esse diário, que me chamou atenção. Era de uma força muito grande e fazia uma reportagem sobre a favela que nenhum repórter poderia fazer”, disse o jornalista em entrevista ao jornal O Globo, de 2014.
Nele, Carolina registrou o cotidiano precário em uma favela de São Paulo, onde ela criava três filhos. O texto é considerado um dos marcos da escrita feminina no Brasil.