Inclusão: Junto com a Justiça Federal, peritos papiloscopistas garantem identidade a indígenas

O município de Aquidauana recebe de 11 a 15 de setembro mais uma edição do Juizado Especial Federal Itinerante, iniciativa para levar cidadania e serviços básicos para moradores das reservas indígenas locais. Os peritos papiloscopistas do Estado de MS participam do mutirão de inclusão social realizando o trabalho de identificação civil, uma das várias funções desempenhadas por este profissional.

O Juizado Especial Federal Itinerante é coordenado pela juíza federal Monique Marchiolli Leite e tem por objetivo garantir o acesso à Justiça para as pessoas que moram em locais inacessíveis. A juíza enfatiza que a realização deste mutirão é um marco, porque é a primeira vez que contempla os povos originários do MS.

Os atendimentos serão prestados em duas localidades distintas, sendo na Aldeia Limão nos dias 11 e 12 de setembro, e na Bananal, de 13 a 15, para garantir serviços também aos moradores de Córrego Seco, Buritizinho e Terra Indígena Taubay-Ipegue.

No trabalho técnico para emissão da carteira de identidade – um dos serviços oferecidos pelo mutirão – estão atuando os peritos papiloscopistas Érika Gehre Dantas Torres, Gleide Moura Cavalcante, Alexandre dos Santos Rocha, Marlon Carlos Catelan e Weverton Maciel de Queiroz.

A presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS), Danielle Bueno Fernandes da Silva, destaca a participação da categoria em mais esta ação de inclusão social no Estado. “Nossa participação mostra, mais uma vez, que prestamos um serviço essencial na vida das pessoas, que sua identificação enquanto ser humano”, pondera a presidente, citando que a categoria está comprometida na prestação de serviços à comunidade.

Vídeo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *