Jovens de Carolina se movimentam para a participação política
Se envolver nos assuntos de interesse da comunidade e discutir seus encaminhamentos. Com esse objetivo, um grupo de jovens de Carolina, no sul do Maranhão, está se articulando para criar um movimento para incentivar a participação da juventude na política partidária e eleitoral.
Segundo Isaac de Oliveira, de 16 anos, e Valdiléia Barros da Conceição (Val), de 17, o objetivo é envolver o maior número de jovens do município e mostrar, principalmente, a necessidade da participação da juventude nas decisões que envolvem o lugar onde moram. “A política está em tudo em que fazemos e recebemos, de bom ou de ruim, por isso é importante que saibamos o que está sendo decidido e falado em nosso nome”, afirmam os jovens.
Inicialmente, o foco do movimento é mostrar a importância do primeiro voto e, para tanto, motivar os novos eleitores a participarem do processo eleitoral como forma de conhecer a dinâmica da política e quem tem as melhores propostas de interesse da juventude. “Só com a participação e estando perto dos candidatos e fazendo parte dos debates é que ficaremos por dentro do que está acontecendo”, observam Val e Isaac.
O movimento pretende usar as redes sociais para fazer chegar a mensagem de renovação e da importância do envolvimento deste importante segmento na vida política do município.