Livro e filme vão eternizar a história da Vila Rica, em Rondonópolis

Hermélio Silva (d) com o pioneiro João Batista Cândido Soares: Memórias de tempos idos – Foto: César Augusto
Fotógrafo César Augusto coordena os trabalhos de filmagens e fotografias para produção da obra

Duas personalidade de destaque em suas atividades se uniram em Rondonópolis para contar a história de um lugar que se tornou uma referência para se viver e morar. O escritor Hermélio Silva e o fotógrafo Cesar Augusto Gomes de Andrade e juntaram suas experiências profissionais para a produção de um filme e um livro contanto a história do bairro Vila Rica, em Rondonópolis, estado de Mato Grosso.

Hermélio e César Augusto pontuam que a iniciativa conjunta é um desafio, pois será um trabalho minucioso de pesquisas e entrevistas. “A primeira gravação com o pioneiro João Batista Cândido Soares, que nos deu o cabedal para iniciar as obras. Uma excelente entrevista, pois esse morador já estava na região do bairro antes dele nascer, porque era o capataz da fazenda que tinha ao lado, e ele passava quase que diariamente no local, que era só cerrado”, informa Hermélio, que ficou impressionado com a memória fotográfica do pioneiro. “Falou sobre os animais, frutos, nascentes e até a plantação de café que havia ali antigamente”, completou.
Dona Marlene Dias Garcia Almeida é outra pioneira e moradora da Vila Rica que já foi entrevistada para a obra. “A casa do meu pai era a terceira aqui no início do bairro Vila Rica, tinha muito macaquinhos, tamanduás, aqui também tinha caranguejos, sapão, muitos sapos”, relembra.
O livro sobre a Vila Rica rondonopolitana será contada por 15 personagens selecionadas para entrevistas,  com uma visão especial do fotógrafo César Augusto, que também é morador do lugar a apaixonado pela região. “O objetivo desse projeto é materializar e eternizar a história dessas pessoas, que acreditaram que aqui seria um bom lugar para criar a família, viver e para envelhecer. Meu sonho é esse, de contar os testemunhos das pessoas que estão há 40 anos no bairro e esse será o legado que eu queiro deixar pra nossa comunidade”, disse Cesar Augusto.
No trabalho conjunto dos profissionais, César vai direcionar as fotografias e filmagens e Hermélio as entrevistas e a produção do livro. “Será mais um grande desafio, mas estou feliz em poder executar esse trabalho para os anais da nossa querida Rondonópolis”, enfatiza Hermélio, citando e agradecendo a parceria com o fotógrafo César Augusto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *