Maio Laranja: Jateí na luta contra a exploração de suas crianças e adolescentes
O município de Jateí desenvolveu diversas atividades neste mês em alusão ao Maio Laranja. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do CREAS, coordenaram a mobilização em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre os eventos promovidos, constaram palestras, rodas de conversa e também um passeio ciclístico, com o tema: “A União Faz a Proteção”.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade jateiense sobre toda e qualquer foram de violência, seja ela física, psicológica, virtual ou institucional. A campanha focou a necessidade de garantir à toda criança e adolescente o direito de se desenvolver de forma segura, protegida e livre de abuso.
A mobilizou conscientiza para que todos nós somos façamos parte do enfrentamento a esta violação de direitos. O abuso sexual, em geral, é cometido por pessoas muito próximas à criança. O alvo preferencial do abusador são meninas e meninos numa extensa faixa que vai de 0 a 14 anos.
Os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados por telefone. Basta discar o número 100.
Juiz presente – As atividades em Jateí contaram inclusive com a presença do juiz da comarca para a Infância e Adolescência, Mário Cesar Manzano que, junto com a psicóloga da vara judicial ministraram palestras nas escolas Bernadete Santos Leite e Joaquim Viana.
O prefeito Eraldo Leite acompanhou as atividades junto com a secretária Antonia Marcília (Assistência Social), acompanhado da primeira-dama Dona Neres e da vice-prefeita Cileide.