Márcio Pudim: Vereador quer ação da Prefeitura contra a febre maculosa em Dourados

Os casos de febre maculosa, em especial atenção, aos casos que evoluíram para óbitos no município de Campinas/SP, tem levantado o alerta de vários municípios paulistas e de outros estados. Autoridades de vários municípios já ligaram ligar o sinal de alerta para acompanhar de mais perto a evolução dessa doença, requerendo ações e informações para o controle da doença.

No MS e, especialmente na cidade de Dourados, não é diferente. Atento às questões que estão ocorrendo no Brasil afora e preocupado que essa doença possa sair fora de controle – o município temos vários locais que abrigam capivaras, animal hospedeiro do carrapato-estrela – o vereador Márcio Pudim (foto) apresentará requerimento ao Executivo Municipal solicitando informações oficiais a fim de ter conhecimento das ações que são desenvolvidas na  cidade para acompanhamento, controle e tratamento dessa doença.

Márcio Pudim entende que a ação do poder público proporciona informações e orientações para a população douradense. O vereador busca requerer informações sobre o mapeando dos espaços públicos que podem abrigar o animal hospedeiro, como é feito o monitoramento desses locais, se a prefeitura possui informações do quantitativo de capivaras existentes nos espaços públicos ou nos locais privados (chácaras, sítios, fazendas) usados para eventos festivos, por exemplo, ou até mesmo nos residenciais abertos ou fechados com áreas verde e lagos próximos.

Na intervenção de Márcio Pudim, ele questiona se existe no município exames regulares para identificação desses transmissores e, caso tenha, qual era o cronograma da Prefeitura para controle da proliferação dos hospedeiros,. Pudim sugere ainda que o Município de Dourados instale placas informativas nas áreas verdes abertas ao público, bem como a determinação em todos os espaços privados para que façam os mesmo procedimento, informando da presença de capivaras e do risco de contaminação por meio  do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa.

“Importante acrescentar que em nosso município existe uma criança que está internada e com suspeita de febre maculosa e isso requer muita atenção das autoridades públicas. Buscamos neste requerimento alertar as demais autoridades e levar informações para a população”, enfatiza Márcio Pudim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *