Meio Ambiente faz ação em Jateí para mostrar que uso sustentável da água é tarefa diária
Principal componente que sustenta o corpo humano, a água é o bem mais precioso para a humanidade. Sua escassez coloca em risco a vida na terra e ;e por isso que este líquido é um verdadeiro tesouro e, como tal, deve ser tratado.
Para mostrar a importância da água no município e para o planeta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Jateí promoveu uma ação na semana passada, marcando o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
Acompanhados do secretário Alex Barbosa, funcionários fizeram incursão nos departamentos da Prefeitura para entregar brindes referentes ao uso racional e sustentável da água. Os objetos foram fabricados a partir do aproveitamento de produtos, como a fibra do coco, sendo entregues em sacolas de papel reciclado.
Além da entrega nos setores da Prefeitura, a comitiva da Secretaria de Meio Ambiente também entregou o kit ao prefeito Eraldo Jorge Leite e a vice-prefeita Cileide Cabral de Brito, no gabinete do prefeito. O kit é composto por uma xícara e uma caneca.
Conforme o secretário Alex Barbosa, o objetivo da ação é incentivar a adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, promovendo assim a redução de resíduos produzidos e contribuindo para economia no uso da água, já que para produzir um copinho plástico descartável são utilizados de 500mL a três litros de água.
Nossa água, nossa vida – O tema do Dia Mundial da Água adotado pela Organização das Nações Unidas é “Água para a paz”, que busca promover a reflexão e a compreensão da conexão existente entre água, segurança, desenvolvimento sustentável e a paz mundial. Em outras palavras, a disponibilidade e a qualidade de água é fator decisivo para garantir a estabilidade e a prosperidade das comunidades, regiões e países, de modo que a escassez pode contribuir e/ou intensificar conflitos entre povos (exemplo guerra da Ucrânia e Rússia) e aumentando também as desigualdades sociais e a vulnerabilidade às mudanças climáticas.
No Brasil, o tema proposto pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é “A água nos une, o clima nos move” que busca abordar a relação entre água e mudanças climáticas. A campanha mostra que os problemas relacionados à escassez e à baixa qualidade de água, bem como os efeitos climáticos extremos (altas temperaturas, inundações, etc) afetam principalmente grupos vulneráveis, com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos, e aumento de doenças, sendo dessa forma, urgente o planejamento e a preparação da sociedade para adaptação.
“Uma solução para esse problema é conhecer e adotar práticas sustentáveis de gestão da água e garantir a construção de uma cultura que valorize a água como um bem coletivo”, pondera o professor Alex Barbosa.