Mulheres de luta: Câmara entrega Prêmio Marta Guarani nesta segunda

A Câmara Municipal de Dourados entrega na segunda-feira (7), durante o intervalo da 5º sessão ordinária de 2022, o 15º Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani, destinado a agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante em defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.

O Prêmio Marta Guarani é considerado como símbolo de parte da luta histórica daquelas operárias que deram a vida para imortalizar esta data, em alusão ao episódio ocorrido em Nova Iorque no dia 8 de março de 1857, quando um grupo de mulheres foi queimado após reivindicar direitos trabalhistas.

A homenageada deste ano será a advogada e administradora de empresas Edna Bonelli (foto), que o atualmente exerce a presidência do Instituto Mulher de Dourados. Edna, que também é conselheira estadual dos direitos da mulher, milita há mais de 20 anos na defesa permanente dos direitos e prerrogativas da Mulher Advogada, bem como na defesa e interesses das mulheres no tocante à igualdade de gêneros e do espaço de poderes em todos os segmentos.

Edna Bonelli já exerceu os mais diversos cargos na estrutura da OAB Dourados/Itaporã, como, por exemplo, conselheira local por dois mandatos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, delegada da Caixa de Assistência do Advogado, presidente da Comissão da Mulher Advogada por dois mandatos, vice-presidente da Subseção da OAB. Além de cargos expressivos na OAB, Edna também ocupou posição de destaque no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e na Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher.

PRÊMIO – Instituído em 2004, o prêmio tem como objetivo “destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade, quer seja como mãe, esposa, trabalhadora, enfim, como cidadã, que contribui no dia-a-dia para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade de Dourados”.

Para o presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), a entrega do prêmio é uma das formas do Legislativo reconhecer o trabalho da mulher douradense, desenvolvido em atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher. “O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado como marco de igualdade e de valorização da presença feminina. O prêmio Marta Guarani é uma forma de reforçarmos a garantia de justiça, de respeito e dignidade da mulher”, destacou.

O nome do prêmio Marta Guarani é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, vítima de infarto, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul. (Assessoria CMD – Foto: Valdenir Rodrigues)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *