Negros: Dia da Consciência e expressão da raça

O 20 de novembro está sendo celebrado em centenas de cidadebrasileiras como o Dia da Consciência Negra. A data reverencia a morte de Zumbi dos Palmares, considerado o maior líder negro da história do Brasil, executado neste dia em 1.695, 193 anosw antes da chamada abolição da escravatura no país.
Em Rondonóipolis – terceira maior cidade do MT – a celebração começou na manhã desta terça-feira, num ebento programado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura, com o apoio do Conselho da Iguyaldade Racial e entidades do movimento negro local. Com um ato de representantes de religiões de matrizes africanas – umanda e candomblé – o Cais do Porto foi ocupado por homens e mulheres que exaltaram sua fé e reverenciaram os ancestrais negros originários da mães África.
Cerca de 20 centros religiosos participaram do ato, dos quase 200 existentes no município. Com danças e cânticos, os religiosos de matrizes africanas pintaram de negro o Cais e saudaram a luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade.
MISSA E BELEZA NEGRA
A celebração do 20 de novembro em Rondonópolis continua a partir das 18h, com a Missa Afro na paróquia Perpétuo Socorro, igreja localizada no bairro popular Padre Rodolfo. A partir das 20h acontece o concurso Beleza Negra, tendo como local a quadra coberta da Praça Bom Jesus, na Vila Operária.
CAIS NO DOMINGO
No domingo, 25 de novembro, a Unrgro Pantanal Rondonópolis fecha as comemorações da Semana da Consciência Negra no município, com diversas atividades no Cais do Porto. O evento começaa partir das 17h e contará com oficinas e manifestações culturais com enfoque na raça negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *