Óculos de realidade aumentada agiliza atendimento a produtores em MT e MS
Imagine a cena: uma lavoura de soja pronta para ser colhida, clima ideal e equipe envolvida na operação. Conforme os trabalhos andam, a máquina apresenta uma falha mecânica e surge logo a preocupação com quanto tempo será preciso para consertá-la – afinal, estamos longe da área urbana.
Para agilizar o atendimento no campo e apoiar o produtor rural em situações parecidas, a Áster Máquinas adotou o Áster Assist, um óculos de realidade aumentada. Agora, em questão de horas, o técnico se desloca até o maquinário com problemas e imediatamente começa o reparo.
Caso ele não consiga identificar o real problema na máquina, com os óculos ele poderá ter o auxílio de técnicos especialistas à distância, que poderão estar em qualquer lugar – na filial mais próxima ou até no escritório central, em Cuiabá.
A tecnologia funciona como se fosse uma videochamada de celular. A diferença é que o “telefone” é um óculos, o que deixa o técnico com as mãos livres para fazer os consertos necessários enquanto tira dúvidas e é orientado.
“Essa tecnologia é mais uma iniciativa nossa para atender as demandas dos clientes de forma ágil e com qualidade. Com um ganho adicional: cada atendimento é também uma forma de capacitação para os técnicos que vão a campo’, explica Iara Nunes (foto em destaque), diretora administrativa da Áster Máquinas.
Embora o óculos de realidade aumentada já exista no mercado há algum tempo, a novidade é que o Áster Assist adapta essa tecnologia para o cotidiano da empresa. “É uma forma de estreitar a comunicação entre o técnico no campo e a filial, otimizando recursos para nós e para o cliente também”, observa Evanildo Silva, coordenador de Projetos da Áster Máquinas.
O atendimento ao cliente ganha em agilidade duplamente. Primeiro porque o serviço passa a ser prestado com mais eficiência ainda. Além disso, nos casos de reposição, a identificação e a solicitação da peça defeituosa serão mais rápidas. “O resultado é que, mesmo havendo grandes distâncias entre filiais e propriedades rurais, o cliente terá o problema resolvido mais rápido”, pondera o coordenador.
O equipamento tem visualização semelhante a uma tela de tablet de sete polegadas. É resistente a ambientes molhados, quentes, com poeira e muito barulho. O óculos permite que atividades como instalação de equipamentos, suporte técnico e inspeção de espaços possam ser concluídas em menos tempo.
“O aparelho tem aplicativos de comunicação que permitem realizar ligações, compartilhar vídeo e documentos. Isso dá mais segurança pras equipes, sem perder produtividade”, esclarece Michel Rodrigues, analista de sistemas da empresa.
Os técnicos que já foram capacitados para o uso de um dos cinco equipamentos da empresa aprovaram a novidade. “A tecnologia é muito boa, auxilia no dia a dia e é de fácil adaptação. Na nossa área, o tempo é valioso e cada minuto importa para solucionar o problema do cliente. Agora, vamos poder acelerar ainda mais o trabalho”, ressalta Enzo Luvizeto, técnico da filial de Campo Novo do Parecis.
Atualmente, as filias de Sapezal, Campo Novo do Parecis e Barra do Bugres, em Mato Grosso, e de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, estão oferecendo o Áster Assist para seus clientes. A expectativa da Áster é usar 100 equipamentos para seus mecânicos em suas onze filiais nos dois estados no decorrer deste ano. (Da assessoria/Dialog)