Ópera e orquestra: Cuiabá terá dança e música em um só espaço

Inaugura neste mês de março um novo conceito em educação e produção de espetáculos multiculturais na capital matogrossense, Cuiabá. Fruto da fusão de duas grandes vertentes da arte, dança e música, alinham se para a produção da Orquestra Opera dois grandes profissionais da área: Veronica Weber e Fernando Pereira. A primeira, líder na formação e produção de espetáculos de dança em nossa capital, idealizadora do Ópera Ballet, o segundo, um dos mais proeminentes nomes da música de concerto da região, sócio proprietário do Instituto Fernando Pereira (IFP). A proposta é a formação, desde a sua mais elementar educação musical e corpórea à mais tradicional e excelência técnica da dança e da música de concerto, constituindo assim, uma grande Orquestra com o mais exímio corpo de baile e instrumentistas musicais.

O Ópera Ballet nasceu para o mundo da dança em fevereiro de 2000, através das experientes mãos de Verônica Weber. A professora e bailarina, natural de São Paulo, é dona de um extenso e importante curriculum, com longas passagens internacionais. Aos 15 anos, partiu para um período de dois anos na Inglaterra, onde aprimorou seus estudos de ballet clássico numa das mais importantes escolas do mundo. De volta ao Brasil, ingressou no Ballet de Câmara de São Paulo, ficando por lá até a sua volta à Europa para integrar a companhia Deutsh Oper Am Rhein. Dez anos mais tarde, agora no posto de primeira bailarina do ballet da cidade de Trier, na Alemanha, Verônica resolve pegar o caminho de volta à casa. Fixa-se em Curitiba e por fim em Cuiabá. Em fevereiro de 2000 inaugura o Ópera Ballet. Hoje, com mais de 18 anos de experiência e atuação, a instituição coleciona prêmios nacionais e internacionais dentro da atuação no ballet classico, jazz, hip-hop e outras vertentes.

Não muito diferente, porém agora no universo da música de concerto, Fernando Pereira, idealizador do IFP, também guarda um invejável currículo. Natural de Americana, interior de São Paulo, iniciou sua formação superior em música pela Universidade de São Paulo USP. Em reconhecimento ao seu talento, aos 20 anos recebeu um convite para integrar a tradicional escola soviética de violino de Leonnid Kogan – conservatório de Moscow, sob a orientação da violinista de renome internacional Evgenia Maria Popova. Durante sete anos no leste europeu, na Academia Nacional de Sophia – Bulgária – Fernando foi solista junto a diferentes grupos orquestrais, interpretando compositores tradicionais europeus e brasileiros.  Após seu mestrado em performance musical, também realizado na Europa, retorna ao Brasil mudando se imediatamente à Cuiabá a convite da então Orquestra do Estado de Mato Grosso. Fundador da Sociedade Cultura Musical, posteriormente Instituto Fernando Pereira, mantém hoje um programa de difusão cultural no estado por meio de grupos distintos de música de câmara e orquestral, apresentando se em programas do SESC, Secretaria de Cultura do Estado, além de projetos próprios tanto na capital e interior.

Como professor, também coleciona méritos. Seus alunos se destacam no cenário nacional e internacional, sendo a mais proeminente deles, Lindi Mariane, convidada para participação em concerto na Rússia, República Tcheca e EUA, além de orientar outros tantos que em todo o Estado de Mato Grosso ocupam os melhores rendimentos e maiores cargos no protagonismo musical. Atualmente também é diretor artístico da Orquestra SESI Mato Grosso, bem como músico efetivo da Orquestra Sinfônica de UFMT.

Trata se assim de um super time de profissionais e de uma grande proposta que, de fato, marcará a presença de nosso estado na produção e formação cultural em dança e música. Vale lembrar que, com a Opera Orquestra, Cuiabá entra para o rol das poucas capitais brasileiras que manterão produções de dança e música enquanto parte de suas atrações anuais de entretenimento, arte e cultura. Quem quiser fazer parte, aprender um instrumento, ou participar do corpo de baile e ou musical, pode saber mais informações se direcionando ao Opera Ballet Unidade Jardim Italia  R. Tivoli, Nº 130 – Jardim Itália, Cuiabá- MT, ou ligar para (65) 2136-6504.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *