Ovni’s: Discoporto em Barra do Garças é tema de reportagem da BBC no Brasil

Matéria revela expectativa de revitalização após estrutura se deteriorar com a ação do tempo

O grupo internacional de comunicação BBC realizou uma reportagem sobre o discoporto no Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças. O trabalho foi publicado, nesta segunda-feira (17), no site da BBC News Brasil e dá destaque aos relatos de experiências com objetos não identificados na região. Na matéria, é relatada a trajetória da estrutura, desde sua criação até o impedimento do acesso, devido às condições do parque.

A reportagem da BBC percorreu Barra do Garças, em busca de relatos sobre experiências com os objetos voadores não identificados, óvnis, que segundo moradores, são contados há anos. Entre as pessoas consultadas, está o empresário Lauro Aquino, que em 1996, teria avistado uma luz forte sobrevoar o bairro onde morava. Segundo conta, toda a avenida, tomada por outras testemunhas do evento, teria ficado iluminada.

Para o presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (Ampup), o psicólogo Ataíde Ferreira, que falou à BBC, os relatos na região são milenares. “Há muito tempo, eles estão presentes em contos de indígenas que vivem na região”, afirmou.

Segundo a reportagem, a narração de eventos desse tipo foi motivo para, em 1995, a Câmara de Vereadores aprovar o projeto que criou o aeroporto para discos voadores. A iniciativa foi do então vereador Valdon Varjão, já falecido, que conseguiu, com recursos próprios, inaugurar a estrutura simples em 1997.

O jornalista Genito Santos afirma que a maior parte dos materiais foram doados pelo próprio Varjão. Genito, que também é artista plástico, utilizou sucata reciclável e outros produtos de valor baixo para desenvolver o discoporto. Segundo relata, não foram utilizados recursos públicos para a obra.

“Para os primeiros painéis, utilizamos itens como chapas de compensado e tinta acrílica. A nave foi feita com aproveitamento de materiais como chapas de zinco, tela de galinheiro, rodas de carros para a base, entre outros objetos”, afirma.

Com o fechamento do parque Serra Azul, recomendado pelo Ministério Público Estadual, o discoporto não tem recebido mais visitantes, afirma a reportagem. Um incêndio queimou 80% da vegetação da reserva e a ação do tempo deteriorou o aeroporto para discos voadores. Segundo afirmou à BBC a analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Christiane Schnepfleitner, é de interesse do órgão revitalizar o parque e a estrutura do discoporto.

Veja a matéria da BBC na íntegra aqui.

(Fonte: Semana7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *