Pedra Preta recicla o meio ambiente e a vida com arte para a cidadania

Projeto transforma materiais em arte para a cidadania em Pedra Preta

O município de Pedra Preta, no Mato Grosso, está transformando um sonho em realidade, que é fortalecer a coleta seletiva do lixo, ao mesmo tempo em que apóia a reciclagem e seus agentes coletores. Liderado pela vereadora Rose Pires, o projeto foi lançado nesta semana na Vila Garça Branca, junto com um movimento para a inclusão social e econômica dos catadores de recicláveis do município.

Aliado ao processo de incentivo da coleta seletiva e a reciclagem, foi elaborado o Projeto Arte e Cidadania Transformando Vidas, que consiste no aproveitamento de materiais para a confecção de peças ornamentais. “Com o artesanato, temos a arte de transformar e criar produtos únicos com as próprias mãos, com materiais recicláveis que deixaram de ir para o lixo comum. É um artesanato  totalmente sustentável”, enfatiza Rose.

O projeto de transformação de vida por meio da reciclagem para a produção de arte prioriza as mulheres chefes de família nesta primeira fase. Em paralelo, está em curso um movimento de sensibilização junto a população para a separação do lixo seco (reciclável) e do molhado, que são os resíduos orgânicos.

O projeto em Pedra Preta contempla de uma só vez pelo menos três vertentes, que é a  questão biológica, o alívio psicológico tendo a arte como terapia e também a parte econômica, já que tanto a reciclagem quanto o artesanato geram renda. Outra ação do projeto é a inclusão social dos catadores e catadoras, tirando estes trabalhadores da invisibilidade.

A dignidade humana é outra meta do projeto idealizado pelo mandato da vereadora Rose. “É um projeto que procura valorizar o ser humano, resgatar e transformar vidas”, salienta. A vereadora Rose Pires faz questão de destacar o apoio de todos que estão dando ao apoio ao projeto, citando o suporte inicial do deputado estadual Thiago Silva, da Cesuni Treinamentos e da equipe Fantástica.

Vereadora Rose Pires é a idealizadora do projeto

Outra ação de apoio aos catadores é que em está em curso a concessão de auxílio financeiro emergencial e também apoio para segurança alimentar. Os catadores, com apoio da Câmara de Vereadores, mantiveram reunião com representantes da Prefeitura, que garantiram também apoio para a fundação e funcionamento de uma cooperativa de reciclagem, que deve geram renda e dignidade para os trabalhadores.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *