Presidente da Câmara destaca audiência sobre agricultura familiar na feira rural de Rondonópolis
O presidente do Poder Legislativo de Rondonópolis, vereador Júnior Mendonça (foto), anunciou nesta quarta-feira (19), que durante a realização da maior feira agropecuária da Região Centro-Oeste do país, a Exposul, a Câmara de Vereadores se fará presente de forma efetiva, seguindo a proposta de aproximação com os setores da comunidade.
Durante os seis dias de festa – 07 a 12 de agosto -, a Câmara de Vereadores vai estar com toda sua estrutura, inclusive o “Ônibus do Legislativo”, montada dentro do Parque de Exposições “Wilmar Peres de Farias”, com atendimento voltado às demandas sociais. A Audiência Pública vai acontecer no dia 7 de agosto, às 19h com entrada franca.
“No Brasil mais de 40 milhões de pessoas vivem no campo, são quase 4,5 milhões de estabelecimentos vinculados à agricultura familiar, mas ocupam apenas 1/4 das terras cultivadas. Ainda assim, produzem 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em nossa região, são mais de 5 mil famílias ligadas à agricultura familiar que garantem o alimento na nossa mesa. Precisamos garantir políticas públicas de incentivos à essas famílias, para que possam produzir cada vez mais”, defendeu Júnior Mendonça.
A agricultura familiar tem buscado, cada vez mais, estabelecer novas formas de geração de renda, conciliando a preservação de florestas e animais com a produção saudável de alimentos, garantindo o sustento dessas milhares de famílias e oportunizando ao povo brasileiro o consumo de alimentos saudáveis.
Júnior Mendonça chama a atenção para importância da participação de todos pequenos produtores rurais da região neste debate. “A partir das demandas apresentadas dentro da audiência pública serão feitos os encaminhamentos junto aos governos municipal, estadual e, sobretudo, junto ao governo federal, que está retomando as políticas públicas em benefício das minorias”, pontua o vereador.
O presidente quer aproveitar a presença da Câmara na Exposul para sugerir a formação de um fórum para debater os desafios da agricultura familiar para o futuro. Serão convidados para participar desta reunião prefeito, vereadores, secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e federais, ministros de Estado, sindicatos e a comunidade em geral.
(Da assessoria)