Professor inicia movimento pela Rede Cicloviária Integrada de Dourados
No ano passado, o professor de geografia, Ênio Ribeiro, da Rede Estadual de Ensino, começou a trabalhar com seus alunos do 3°ano do ensino médio uma proposta de plano municipal que visa a implantação de uma rede cicloviária em Dourados-MS.
De acordo com o geógrafo, os alunos produziram trabalhos em forma de cartas, textos e poemas, que foram encaminhados para diversos setores. Representantes do executivo e do legislativo de Dourados foram convidados para debater o tema, mas a reunião não foi possível devido aos fortes ventos que castigaram Dourados em outubro de 2021.
Ainda este ano, o professor encaminhou à Câmara de Vereadores um pedido de Tribuna Livre (foto em destaque), expondo o que é o projeto e suas demandas. Ele conclamou os parlamentares que assumam o compromisso de cobrar o prefeito e que façam articulações com deputados federais, deputados estaduais e senadores para que providenciem recursos na forma de emendas a serem destinados a Dourados. O professor cobrou ainda do prefeito um levantamento do orçamento para a implantação da rede cicloviária e um cronograma de implementação gradual de ciclovias na cidade, de forma que em cinco anos sua instalação esteja completa.
Conforme Ênio, as ciclovias incentivariam o ciclista a conhecer mais a cidade e a cuidar do patrimônio turístico, histórico, cultural e ecológico do município. O sistema público de saúde, inclusive, seria beneficiado pela diminuição do número de acidentes. Questionado sobre ações futuras, o professor conclui que a próxima pauta é priorizar o item mobilidade urbana na disputa orçamentária do plano plurianual a ser aprovado e trabalhar com os alunos e sociedade a disputa orçamentária a ser aprovada em dezembro de 2022.
“Não queremos a ciclovia só em obras, também queremos um trabalho educativo para fazer nas escolas, para que ciclistas, motoristas e pedestres respeitem o trânsito. Com a instalação da ciclovia, os ciclistas passam a ter mais direitos e deveres. Estamos utilizando estratégias para fomentar o ciclismo, criando no calendário escolar das redes municipal e estadual uma pedalada todos os anos com destino a alguns pontos históricos ou parques ambientais com acesso interligado à ciclovia”, sugere o professor Ênio. (Com Reportagem de Carol Viana)
Muito boa essa matéria, parabéns Carol☺️
Parabéns Carol. Mandou bem demais !
Muito boa a matéria, é realmente uma necessidade em nossa cidade. Parabéns para a repórter Carol.
=)