Recordista de mandatos, Eraldo deixa associação de prefeitos criticando presidente
Um dos dois prefeitos com mais mandatos no Estado, Eraldo Jorge Leite, de Jateí, deixou de pertencer a uma entidade que ajudou fundar, que é a Associação dos Municípios de MS (Assomasul). No dia 11 de janeiro, ele oficializou seu desligamento da entidade, onde foi presidente e tesoureiro geral por duas ocasiões. “Deixo os quadros da Assomasul de forma triste e muito chateado pelos rumos que ela tomou nestes últimos anos, principalmente pelo fim da ação coletiva em favor das prefeituras. Infelizmente, a Assomasul passou a atender os interesses individuais de seu presidente e não a defesa dos municípios que representa”, lamenta Eraldo Leite.
Ele não escondendo a decepção com o presidente Valdir do Couto Junior. Tesoureiro geral da Assomasul até o dia 10 passado, Eraldo é um dos prefeitos mais experientes do Estado, estando no quinto mandato como prefeito de Jateí. Sua primeira eleição ocorreu em 1.988, um ano antes da fundação da entidade. Em 1.989, ano de criação da associação, Eraldo Leite participou do processo e mobilizou prefeitos para a união em favor dos interesses comuns dos municípios do Estado.
Antes de desfiliar, Eraldo liderou um movimento de prefeitos para que a associação representativa voltasse ao seu objetivo principal. “Não fui omisso e condenei publicamente e por várias vezes o comportamento individualista do atual presidente, que conduz a associação como se fosse sua e não dos municípios filiados”, lembrou Eraldo.
O prefeito jateiense disse que está triste por deixar uma associação que ajudou a construir e que, por várias décadas, liderou as grandes lutas dos municípios de MS. “Estou muito chateado pela ação individualista do atual presidente, que não condiz com o tamanho, a representação e a história da Assomasul”, lamenta Eraldo Leite.