Rio Brilhante: Internação de prefeito mobiliza legião de doadores para o jovem cativante
O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Centenaro Fororni, de 25 anos, está internado num leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Dourados desde a tarde deste domingo (25/04). Ele foi transferido do hospital municipal – onde estava internado desde quarta-feira (21/04) – diagnosticado com dengue. O principal agravante em seu quadro é a diminuição de plaquetas, que são as células essenciais para a coagulação do sangue. A notícia de sua internação e a possibilidade de receber transfusão de sangue fez brotar um movimento de solidariedade no município, com as pessoas se mobilizando para doar sangue no Hemocentro Regional de Dourados.
Durante a internação em Rio Brilhante, Lucas também apresentou dificuldade para urinar nesse período, fatos que levaram a família e os médicos locais a recomendarem exames mais detalhados de seu quadro de saúde num centro com mais recursos, principalmente diagnóstico por imagem. Por outro lado, os médicos descartaram a necessidade dele receber sangue. A transferência para um UTI por um período de pelos mensos dois dias, é para uma atenção mais especializada e intensiva. Mesmo assim, o movimento de doadores em Rio Brilhante está mantido e dezenas de pessoas devem procurar o Hemocentro para a coleta de sangue. “Logo ele estará ótimo novamente. Continuaremos com o grupo para doares de sangue e quem puder doar entrar em contato. Há mais pessoas precisando e não podemos descartar os doadores nesse momento”, convoca Elza Morais Sponchiado, uma das mobilizadoras do movimento.
CORRENTE DE FÉ
O chefe de gabinete do prefeito de Rio Brilhante, João Carlos Barbosa, informa que a cidade e região estão numa corrente de fé e otimismo. Ele define como maravilhoso o sentimento das pessoas em relação ao jovem prefeito riobrilhantense, fruto de sua humildade e atenção com as pessoas. “Ele é uma pessoa que cativa pessoas de todas as idades”, define João Carlos, agradecido e comovido pela mobilização da legião de pessoas em favor da recuperação de Lucas.
HUMILDADE
Com febre alta, dores pelo corpo e queda das plaquetas, Lucas foi internado no hospital público de Rio Brilhante. Ele não tem convênio particular e foi atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e fez questão de passar por todo procedimento dos demais pacientes. Aguardou na fila na recepção por mais de uma hora até chegar sua vez de ser atendido. “E como todos os pacientes, foi muito bem atendido, diagnosticado e ficou internado, tomando soro e sendo medicado”, informou seu pai, Sidney Foroni, via rede social. “Meu filho, você me orgulha cada dia mais. Estamos todos rezando pela sua rápida recuperação, pedindo a Deus que te proteja e te dê forças para voltar ligo para casa. Rio brilhante reza por você e por todos aqueles que estão em situação igual a sua”, declara Sidney.
AGRADECIDO