Secretário elogia vacinação em Jateí e espera que município seja campeão também na 3ª dose
Há exatos dois meses o município de Jateí anunciava que havia imunizado 100% da população vacinável com a primeira dose da vacina contra a covid e quase 90% já tinham tomado a segunda dose. O município foi um dos primeiros do Mato Grosso do Sul a atingir este percentual, resultado do esforço dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do prefeito Eraldo Jorge Leite e parcerias com os demais setores da administração.
O resultado positivo do trabalho de vacinação de Jateí foi elogiado pelo secretário estadual de Saúde de MS, médico Geraldo Resende, que reconheceu a determinação do município em cumprir as metas de vacinação em um prazo considerado excelente. A coordenação estadual de vacinação se debruça agora na campanha para a terceira dose e espera a mesma eficiência de Jateí neste processo de reforço da imunização.
“Esperamos que o município de Jateí tenha o mesmo desempenho positivo nesta etapa, a exemplo que teve em relação a primeira e segunda doses. Que ele seja campeão em vacinação também na terceira dose da vacina, única ação eficaz em favor da vida e contra este vírus letal que já matou quase 700 mil pessoas em nosso país”, enfatiza Geraldo Resende.
Além da dose de reforço contra a covid 19, o secretário estadual de saúde ressaltou a necessidade do uso de máscara, principalmente em locais fechados, bem como os hábitos de limpeza como higienização das mãos e alimentos, desinfecção e sanitização de ambientes e demais procedimentos de assepsia individual e coletiva. “Não devemos baixar a guarda, pois a pandemia ainda não acabou e a vacina já comprovou sua eficácia e pode evitar que o paciente evolua para sintomas graves, entubação e óbito”, observou Geraldo ao se referir aos protocolos sanitários preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
EMPENHO
A assessoria da Prefeitura de Jateí informou ainda em setembro que já havia efetuada a aplicação de reforço em todas pessoas preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização, especialmente os idosos e pessoas com comorbidades ou deficientes. Ao todo, conforme relatado pela assessoria, foram aplicadas 5.718 doses.
O prefeito Eraldo Leite, depois de destacar o esforço de saúde, aproveitou para manifestar sua confiança no sucesso da aplicação da terceira dose, como reforço contra o vírus. “Os números extremamente positivos da vacinação de Jateí são frutos de um trabalho coletivo da equipe da Saúde e demais setores envolvidos no apoio e suporte neste esforço em defesa da vida”, pondera Eraldo, acrescentando que a Prefeitura de Jateí continua vigilante na cobrança por mais vacinas e assim que elas chegam são aplicadas na população. “Continuamos mobilizados contra o vírus”, enfatizou o prefeito.