Técnica de enfermagem desabafa sobre exaustão e falta de estrutura em hospital de Rondonópolis

Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (15), a técnica de enfermagem Marileide Santana faz um desabafo dizendo que chegou à exaustão no combate à Covid-19 no Hospital Regional de Rondonópolis (a 212 km da capital).
De acordo com a profissional, que é concursada há 19 anos, a unidade hospitalar está com mais de 20 pacientes e não possui funcionários suficientes para atender a demanda. “O hospital nesse momento está lotado, sem funcionário para trabalhar. Hoje trabalhamos com três técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um maqueiro que nos dá suporte e dois médicos. Estamos sem estrutura física e psicológica para aguentar essa pandemia, sem sequer o governo estadual, secretário, deputados estaduais e federais, e senadores nos darem respaldo financeiro”, afirma a profissional.
Muito abalada, Marileide diz que os profissionais estão trabalhando sem nenhuma estrutura, inclusive sem fornecimento de alimentos, e manda um recado ao governador Mauro Mendes. “Você que diz que é governante desse estado, você que representa a classe, que ganhou para isso, venha trabalhar conosco e veja se aguenta ficar seis horas sem ir ao banheiro, sem sequer tomar água, meus colegas não têm comida para comer. O Hospital Regional não fornece lanche, miseravelmente, nós não temos um pão para comermos”, lamenta.
A técnica de enfermagem pede ainda que a população tenha consciência e cumpra o distanciamento social, e que não banalize o coronavírus. “Quando fala ‘fique em casa’, fique em casa e proteja os seus. Às vezes, você não acredita que o vírus é real, mas ele é real, meu querido, eu posso garantir para você. E se eu estou lá, é pela misericórdia, pela imunidade dada por Deus, senão não estaria mais. É pela força dos meus colegas de trabalho, que são poucos hoje que não estão sendo contaminados, para cuidarem de vocês”, desabafa.
Por fim, ela requer que os políticos façam mais pela saúde do povo mato-grossense. “Foi desprezado mil reais de ajuda de custo para a Saúde. […] Nós pagamos R$15 mil de gasolina para os deputados estaduais em Cuiabá fazerem festa. Cadê os deputados de Rondonópolis, cadê os senadores de Rondonópolis? População, acorda. Está passando da hora de vocês acordarem, meus queridos. Fica como alerta: cuida, cobra, é um direito de vocês, é direito à vida. A saúde eles têm que nos dar”, finaliza a profissional.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), divulgado no último domingo (14), Mato Grosso registra 6.108 casos e 213 óbitos por Covid-19. Em Rondonópolis, são 495 casos confirmados, sendo 169 recuperados e 13 óbitos. Dentre os que estão infectados no momento, 360 estão em isolamento domiciliar e 44 estão hospitalizados. Veja o boletim completo do município aqui.

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) comunicou que a atual gestão fará a contratação de profissionais para os Hospitais Regionais por meio de processo seletivo e que a remuneração dos plantões foi aumentada, conforme estipulado em edital. “A medida visa sanar questões ligadas à composição das equipes técnicas nas unidades hospitalares”, diz trecho do comunicado.
Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que a atual gestão reabriu o processo seletivo para a contratação de profissionais para os Hospitais Regionais e aumentou a remuneração dos plantões estipulados em edital. A medida visa sanar questões ligadas à composição das equipes técnicas nas unidades hospitalares. A diretoria do Hospital Regional de Rondonópolis também reforça que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários estão disponíveis aos profissionais que atuam na unidade. Ascom | SES-MT
 (Por Iury Lupaudi e Maísa Martinelli, do 19 News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *