Vereador destaca resultados da luta contra fiação abandonada em Rondonópolis
O emaranhado de fios de telecomunicações nos postes de energia elétrica não é mais um problema aparente nas principais regiões da cidade de Rondonópolis. O lixo abandonado pelas empresas começou a ser retirado pelas prestadoras do serviço e também por meio das concessionárias. A primeira concessionária a realizar a retirada dos fios inservíveis é a Vivo, que inclusive prestou contas do serviço realizado ao vereador Dr. Jonas Rodrigues (foto), do SD, enviando imagens de grandes volumes de fios retirados da rede de energia.
Por iniciativa do Dr. Jonas, a Câmara de Rondonópolis realizou audiência pública para discutir o lixo das empresas de telecomunicações nas ruas da cidade. O evento aconteceu no mês de março e também contou com o apoio dos vereadores Batista da Coder(SD) e Adonias de Souza(MDB). Na audiência, foi solicitado à concessionária de energia (Energisa), ações no sentido de cobrar das empresas de telefonia a remoção dos fios. “Além da poluição visual, muitos fios estavam soltos no meio das ruas e nos cruzamentos, o que também pode provocar acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas, principalmente”, observa Dr. Jonas.
Para a audiência pública foram convidadas as concessionárias de energia e telefonia, bem como as empresas locais que atuam na área. O município também foi acionado para agir em defesa do código de posturas e da lei do uso do solo. O primeiro resultado prático da ação do vereador Jonas Rodrigues foi a disposição da Energisa em acionar as empresas para retirar a fiação abandonada nos postes de energia. As empresas de telefonia possuem acordo comercial com a concessionária de energia para uso dos postes. “A Vivo já mostrou que está atendendo essa determinação e nos enviou imagens da retirada dos fios inserviveis que poluiam a cidade e até colocavam em risco seus moradores”, pontua o vereador.
Dr. Jonas aproveita para destacar a boa vontade da Energisa no trabalho de ajudar a resolver este antigo problema em Rondonópolis, bem como as empresas de telefonia em retirar seu lixo dos postes. “Cumprimentamos os representantes da Vivo pela agilidade em retirar o lixo de sua responsabilidade e esperamos que as demais empresas façam o mesmo no menor espaço de tempo possível”, assinala o parlamentar. “Considero este primeiro resultado como mais uma vitória de nosso mandato em favor da população rondonopolitana”, pondera Dr. Jonas.