Por iniciativa da Câmara, Rondonópolis tem memorial às vítimas da covid 19
A Câmara de Vereadores de Rondonópolis inaugurou no dia 21 de dezembro, o Memorial Digital em Homenagem às famílias e vítimas da Covid-19. A iniciativa atende a um projeto de resolução do vereador José Felipe Horta(Podemos) e foi aprovada por todos os vereadores e pelo presidente da Casa, o vereador Roni Magnani (SD).
No ato de inauguração, o vereador José Felipe destacou que a iniciativa é necessária, pois muitos dos familiares, devido às restrições da Covid, não conseguiram se despedir dos seus familiares. Ele citou como exemplo o médico Mário Perrone, que foi seu pediatra. “A família com o filho e esposa internados não teve tempo para dar o último adeus”, disse.
O Memorial vai funcionar de forma digital, nomes de pessoas com fotos, que morreram durante a pandemia vão ficar expostas em uma tela led, nos próximos dias, em diversos locais da cidade. Fora isso, ainda há depoimentos de amigos e familiares. Esse material também estará sendo exibido nas redes sociais da Câmara de Vereadores.
O presidente da Câmara, Roni Magnani, destacou que a iniciativa foi louvável. Ele lembrou que também perdeu amigos vitimados pela covid-19. “Eu mesmo tive essa doença e fiquei preocupado, pois minha esposa na época estava grávida de sete meses”, destacou.
O prefeito José Carlos Junqueira de Araújo (SD) também esteve presente no lançamento do memorial e classificou o ano de 2021 como um dos mais traumáticos da sua vida, pois ele perdeu o pai, amigos e companheiros de militância. Durante a apresentação do Memorial Digital muitas pessoas presentes não esconderam a emoção.
O evento de inauguração também foi marcado por homenagens a servidores e profissionais da saúde da cidade. Receberam a homenagem Dom Juventino Kastering, a médica intensivista Daniele Monteiro de Barros, o também médico e secretário-adjunto de Saúde, Hélio Garcia Neto, o médico infectologista, Juliano Bevilácqua, o médico diretor do Hospital Regional, Fernando Silva e a médica Gisela Spigossso.
Além deles foram homenageados, a técnica de enfermagem, Ivete Dantas da Silva, o enfermeiro Ednaldo de Souza, a enfermeira Magda Soares Aires Braga, a técnica da enfermagem da UTI da UPA, Neuzeth de Souza Ferreira , o fisioterapeuta Igor Fortunato.
Também foram agraciados com a honraria, o secretário de Saúde do município, Vinícius Amoroso, o coordenador da vigilância sanitária, Paulo Padim e o prefeito José Carlos. (Assessoria CMR)