DESTAQUEINCLUSÃOSUSTENTABILIDADE

Autismo: Vicentina reafirma compromisso e destaca ação da Assomasul e de Ratinho em abraçar a causa

Vicentina mostra trabalho e enaltece compromisso com a causa de Ratinho, governador Riedel e Assomasul

O apresentador Ratinho entre as vereadoras Lurdinha (e) e Jacira (d)

 

O município de Vicentina esteve presente no lançamento do programa de pós-graduação em estudos da pessoa autista, iniciativa da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), com financiamento da Itaipu Binacional e do governo estadual. Em solenidade na quinta-feira (11), a delegação vicentinense reafirmou o compro isso com causa, com dezenas de pessoas inscritas no programa de estudos para inclusão.

A psicopedagoga Vilma Brito da Silva Leal, diretora do centro municipal de atenção a pessoa autista de Vicentina, representou o prefeito Cléber Dias da Silva. Acompanhada das vereadoras Jacira e Lurdinha e das professoras Aline Lopes e Elisângela Camargo – da Secretaria Municipal de Educação -, a coordenação prestigiou a solenidade ao lado de autoridades e lideranças estaduais e do apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho (SBT).

Depois das falas das autoridades, a delegação vicentinense foi reverenciada na descida do dispositivo, com o governador Eduardo Riedel, apresentador Ratinho e o presidente da Assomasul, Thales Tomazelli, parando para cumprimentar o município pelo trabalho e acolhimento à pessoa autista. A professora Vilminha falou da ação de inclusão em Vicentina, citando o apoio e suporte do prefeito Cléber para garantir o funcionamento do centro terapêutico e educacional.

Durante a conversa com Ratinho, a comitiva de Vicentina elogiou a postura do apresentador por abraçar o autismo, causa que o município abraçou como política pública desde o primeiro dia da nova gestão. Junto com o governador Riedel, Ratinho citou a necessidade da visibilidade da causa e atenção às pessoas, parabenizando Vicentina pelo trabalho que vem realizando.

O “Assomasul Gov MS 4.0” é considerado o maior programa de capacitação gratuita aos municípios já realizado pela entidade. A formação vai contemplar quatro áreas estratégicas: autismo, alfabetização e letramento, gestão do esporte e lazer e licitações e contratos, ampliando o preparo técnico dos servidores e fortalecendo a gestão pública em todas as cidades.

Compromisso com a inclusão – O atendimento da nova gestão com quem possui  TEA, especialmente as crianças, foi iniciado com 22 pessoas. Na inauguração do novo centro terapêutico Eiko Eto Sato, já eram 33 e atualmente o acolhimento e atenção da Prefeitura são para 42 pessoas. “Queremos transformar este espaço na extensão de suas casas”, falou o prefeito na inauguração do centro.

Para o novo centro municipal de apoio ao autista entrar em funcionamento no começo deste ano, foi preciso um grande esforço da atual gestão municipal, visando criar as condições necessárias para o atendimento especializado e humanizado. Com uma equipe multidisciplinar,  o centro conta com um quadro de cinco especialistas, sendo um psicólogo, uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapêutica, uma secretária e uma coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *