Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores

Com investimentos que superaram R$ 500 milhões em reformas e reestruturação em mais de 200 unidades da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado promove também, ações pedagógicas com foco na melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos.

Para atuar na formação do corpo docente, o Governo do Estado apoia o 1° Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores, para profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino, que é realizado hoje (22), em Campo Grande.

O governador, Eduardo Riedel, participou da abertura do evento, realizado pela Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e tem como objetivo promover a formação continuada dos coordenadores pedagógicos e incentivar a participação ativa diante dos desafios educacionais contemporâneos – com temas como liderança transformacional, equidade e qualidade na educação –, além de contribuir para a melhoria do ambiente escolar.

“Já são mais de 200 escolas completamente reestruturadas da rede estadual. Este ano a gente completa um ciclo, de 2023 e 2024, de mais de R$ 510 milhões investidos nesta reestruturação. A rede de ensino do Estado tem que ser vista como uma. Claro que cada município, diretor, escola, tem sua própria realidade e responsabilidades. Mas temos que enxergar o sistema funcionando o mais harmônico possível”, afirmou o governador na abertura do evento.

O projeto “Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores” é um conjunto de seminários presenciais e virtuais, além de oficinas pedagógicas com foco na inovação. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, e a diretora-presidente da Fadeb/MS, Maria Cecília da Motta, também participaram do evento, que reuniu aproximadamente 800 pessoas de 66 municípios.

Educação em MS – Mato Grosso do Sul tem 349 unidades escolares, com 184 mil estudantes atendidos – sendo que 210 com oferta de ensino em tempo integral (pouco mais de 60% das unidades, com 39 mil alunos) –, em todos os 79 municípios.

A Rede Estadual de Ensino trabalha com 68 modalidades de cursos da educação profissional, para atender as demandas de acordo com a realidade de cada região. Os cursos são oferecidos em 76 municípios, e beneficiam mais de 18 mil estudantes.

Além do trabalho dentro da própria rede foi firmada a parceria com entidades como Senai para levar a oferta para o maior número possível de jovens nessa faixa etária, um exemplo disso é o Voucher Desenvolvedor 2024 que reservou o total de 400 vagas, das 540, para estudantes da REE do 2º e 3º ano do ensino médio.

(Por Natalia Yahn, da assessoria – Fotos: Bruno Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *