Gente com identidade: Peritos papiloscopistas fecham o ano em mutirão de inclusão
A categoria dos peritos e peritas papiloscopistas de MS terminou o ano de 2023 fazendo ação social em favor da população mais afastada dos centros urbanos. A categoria participou do Dia D da Identificação Civil no dia 3 de dezembro passado, uma ação do governo estadual com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Dezenas de peritos e peritas papiloscopistas dedicaram seu conhecimento e habilidades em atendimentos simultâneos em diversas cidades do Estado.
Durante um dia inteiro, integrantes da categoria se dedicaram para garantir carteira de identidade para quem mor em assentamentos rurais, em diferentes rincões de MS. A ação contemplou assentamentos de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Coxim, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Ivinhema, Naviraí, Itaquiraí e Ponta Porã.
A população sul-mato-grossense testemunhou, mais uma vez, uma mobilização eficaz para facilitar a obtenção de documentos de identificação civil para os moradores dos assentamentos. O mutirão para emissão de RG contou com o apoio estratégico das prefeituras locais, como foram os casos de atendimento nos assentamentos Monjolinho, Santa Amélia, Aldeia, Mutum, Pedra Bonita, Villa Real, Santa Guilhermina, Santo Antônio, Tejim, São Sebastião e Itamarati.
Gente com identidade – Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos e Peritas Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS) comenta que a participação da categoria em mais este evento de inclusão mostrou a importância do Dia “D” da identificação civil, e também o papel central desempenhado pelos peritos papiloscopistas na identificação humana.
“São profissionais dedicados à identificação humana e forense e desempenham um papel fundamental e estratégico na segurança pública.
Na parte civil garantem que cada pessoa tenha acesso à documentação necessária para participar plenamente da vida em sociedade”, afirma Danielle, destacando o compromisso do governo estadual com a inclusão e igualdade para todos, que foi reforçado por meio da atuação decisiva e indispensável desses especialistas, com apoio funcional e estratégico da SEJUSP.