Projeto de música no MT abre curso de formação para professores da rede básica

Músico Marcelo Rocha é o proponente do projeto

Ai, Que Saudade D’Ocê é uma canção composta em 1982 pelo paraibano Vital Farias que se tornou seu maior sucesso por ter sido regravada por vários artistas como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Fagner e Israel Filho, e mais recentemente Zeca BaleiroLucy Alves e Scracho.  Nas mãos do grupo de músicos da cidade de Nova Mutum, a obra agora é tema de um projeto artístico-educacional bastante interessante, contemplado pelos editais da Aldir Blanc em Mato Grosso.

Em dois braços de trabalho, a ideia contempla uma apresentação artístico musical para crianças, jovens e adolescentes em idade escolar, bem como a formação de professores da rede básica para o trabalho em música. Contando com a parceria da Escola de Música de Nova Mutum, uma instituição de mais de 10 anos de atuação no mercado local, bem como com a extensão universitária da UFMT, a proposta ousada é de “reconectar” artista e espectador em um momento que ironicamente todos estão conectados pela tecnologia, mas “desconectados de propósitos” diz o músico Marcelo Rocha.

Proponente e diretor artístico da trupe, Marcelo afirma que o período pandêmico mostrou a importância da arte para a mente das pessoas. “Tornou-se um acalanto para os momentos de ansiedade e estresse que todos estão passando, porém, ao mesmo tempo em que possibilitou este reconhecimento, se desconectou do público por ser uma prática presencial, que agora vem sendo pouco possível”, analisa

Marcelo afirma ainda afirmou que a apresentação artística é um momento de expressão coletiva e de aglomeração por natureza, não apenas física, mas psicológica – de compartilhamento de propósitos e sensações. Quanto a solução para o que ele chamou de “dilema”, propôs um conjunto de repertórios a ser apresentado digitalmente, mas que se conecta com a identidade do seu público local, bem como promove a formação de professores para que neste momento de trabalho digital, não se perca de vista também o papel das artes no contexto escolar.

Maestro Fernando Pereira será facilitador no projeto

Intitulado o “Contexto das Artes na BNCC”,  a formação para professores tem como foco contribuir na formação teórico-prática dos profissionais da educação artística e pedagogos da educação básica para o entendimento, reflexão, crítica e análise das habilidades e competências que compõem a normativa, bem como implantá-las. Um momento teórico que contará com a presença do facilitador professor Mestre Fernando Pereira (UFMT), bem como prático, em atividades criativas, simulando turmas e classes de diferentes idades com a professora Miciane Pinheiro.

A estreia musical será no dia 25 de março pelo canal do youtube. Já a formação est com as inscrições abertas de 16 a 19 de março pelo formulário e acontecerá no dia 20 de março, sábado, das 14h as 16h na sede da escola de música de Nova Mutum. Vale lembrar que como o projeto conta com a parceria da UFMT, a formação ofertará certificado de extensão.

Quem quiser acompanhar os produtos culturais deste projeto e se reconectar com estes músicos, pode acessar o canal do jovem empreendedor cultural Marcelo Rocha, pelos links : https://www.instagram.com/marcelo_rocha2804

Facebook: https://www.facebook.com/marceelo.rocha.3

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFLiNzzN_7g8NJ0Q39aXM-Q

(Fonte: Assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *